FÚRIA AZUL: COMUNICADO

1. Na passada 6ª feira, dia 30 de Outubro, disputou-se no Estádio do Dragão um jogo entre as equipas do Futebol Clube do Porto e do Clube de Futebol Os Belenenses.

2. A Fúria Azul, que apoia as equipas do Belenenses desde há 25 anos, organizou uma viagem autocarro, por si alugado e suportado, para permitir que os seus membros e outros sócios do clube se deslocassem desde a zona da Grande Lisboa até ao local onde o jogo decorreu.

3. Apesar de nenhum material da Fúria Azul ter quaisquer “sinais com mensagens ofensivas, violentas, de carácter racista ou xenófobo, intolerantes”, fomos previamente avisados de que, por a Fúria azul não ter efectuado o registo a que refere o artº 15º da Lei nº 39/2009, de 30 de Julho (e, anteriormente, a Lei nº 16/2004, de 11 de Maio), os membros do grupo não poderiam entrar no Estádio do Dragão com faixas ou estandartes com o símbolo da Fúria Azul.

4. Não obstante nos repugnar o conteúdo discriminatório, anti-democrático e anti-constitucional dessas Lei e dessa exigência, não nos apresentámos no Estádio do Dragão com faixas ou estandartes onde estivessem inscritos quaisquer palavras ou símbolos alusivos à Fúria Azul.

5. Foi, portanto, com bastante surpresa e revolta que nos vimos confrontados com a recusa de entrar com faixas que tinham, unicamente, os símbolos, as cores e o nome do Clube de Futebol Os Belenenses.

6. Essa recusa obstinada e prepotente, por parte de uma qualquer autoridade “invisível”, que só por telefone contactava com agentes policiais a quem dava ordens (perante a estupefacção de alguns destes), manteve-se, apesar da prolongada argumentação de elementos da Fúria Azul.

7. Consideramos gravíssimo que cidadãos sejam impedidos de entrar num recinto desportivo com o nome ou símbolos do seu clube.

8. Mais grave ainda é esta situação, quando em jogos decorridos no mesmo período temporal, como o F.C.Porto – Académica ou o Sporting de Braga – Benfica, o procedimento foi totalmente diferente, entrando símbolos de grupos que também não se registaram. Note-se que não contestamos essa entrada mas, somente, a discriminação, a desigualdade de tratamento.

9. Num jogo televisionado, em canal aberto, visto por largas centenas de milhares de pessoas, a impossibilidade de ser visualizada, nas bancadas, a marca registada do Belenenses e respectivo símbolo, constitui um grave prejuízo para o clube, inclusive em termos financeiros, não podendo deixar de ser evocado o artº 22º da Constituição da República Portuguesa.

10. Face ao exposto, e considerando a violação contudente dos artºs 2º, 13º, 18º, 26º, 37º e 45º da Constituição, a Direcção da Fúria Azul vem manifestar publicamente o seu mais vivo repúdio e protesto perante estas situações, esperando que o Clube de Futebol Os Belenenses tome as diligências adequadas para defender os legítimos direitos dos seus associados e, particularmente, de um dos seus Núcleos.

Lisboa, Belém, 1 de Novembro de 2009
A Direcção da Fúria Azul

13 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem escrito

Anónimo disse...

francisco campello enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

eu fui ao dragao e achei isso simplesmente inaceitavel. Porem acho importante dizer que se fomos os unicos que nao podemos entrar com os simbolos do nosso clube no estadio e porque encomodamos muita gente o que so vem realsar a GRANDEZA deste ENORME CLUBE! FORÇA BELEM FORÇA FA84!!!!!!!

francisco campello

Paulo_74 disse...

Boas pessoal,ontem no jogo do Salgueiros em Custoias tambem nao deixaram entrar as faixas,bandeiras nem o bombo,mas a argumentaçao da bofia foi que o Custoias na reuniao que tiveram antes pediu que vosse vetada a entrada de material.

Palhaçadas...

Um abraço.
FORÇA BELÉM..
VIVA O SALGUEIROS

Anónimo disse...

se se legalizassem já não havia merdas destas.

Terrace disse...

"...se se legalizassem já não havia merdas destas"

Tu deves mais uma marioneta controlada pelo poder.

Jamais vergar, sempre a lutar contra este "estado novo".

25 abril sempre, fascismo nunca mais!!!

Blue Brothers 2008-2009

Boots disse...

Aqui ninguém é ilegal, somos uma associação e todos os sócios da Fúria Azul que são plenos cidadãos da República Portuguesa, são associados também do Clube do qual são também integrantes através do núcleo oficial em que se tornou a Furia.

Já agora e em especial para o anónimo, sabes quantos grupos estão agora "legalizados"... NENHUM!!!
Porque a lei obrigava-os a entregar todos os anos nova listagem de associados e nenhum grupo a entregou, nem aqueles que cederam a isto pelo negócio que é gerir uma claque que há muito cagou para os seus princípios.

Espalhem este comunicado por todo o lado que puderem!

Cumps

Fúria Azul 1984 + Belenenses Ultras disse...

http://www.ojogo.pt/25-255/artigo830061.asp

Anónimo disse...

ola a todos,eu proprio senti o k se passou no dragao..
eles(os seguranças e a policia)nao tem conhecimento da lei..no inicio do jogo cheguei a entrada e disseram-me k nao podia entrar a minha faixa k diz simplememte:OVAR SAUDA OS BELENENSES
depois de eu insistir la deixaram entrar a faixa,a passados 20 minutos do jogo se iniciar qual e o meu espanto pedem-me para a retirar..
a disserem k nao pode entrar nada...
bem pergunto eu ate k ponto tenho k legalizar o nome da terra OVAR...
E UMA VERGONHA A MERDA DE PAIS QUE EU TENHO

AS-SUB40 disse...

Mesmo sem faixas, nem nenhum material com o nome BELENENSES, vocês estiveram muitissimo bem no apoio à vossa equipa.
Naquele estádio é a lei do "quero, posso e mando", portanto... enquanto pudemos assistir ao jogo naquele cubico...

FORÇA BELÉM
VIVA O SALGUEIROS

Alentejano disse...

Assim estamos nos como estamos (país)
È como diz a "Manela" são leis feitas SOB o joelho.
Atrasadinhos...

Força Furia!

Anónimo disse...

é o que dá quererem ser diferente dos outros...

JOÃO LARANJO disse...

O que se passou no Estádio do Dragão na passada 6ª. Feira foi anti-tudo para não dizer aqui alguns palavrões, quem são os responsáveis por tais atitudes? Porque na 6ª. Feira quem ouviu foram os ARD's em serviço que não têm qualquer culpa e só cumprem ordens de alguém que não dá a cara. É lamentável que num jogo de campeonato esteja uma bancada com adeptos da equipa visitante em que muitos fizeram mais de 300 Kms numa 6ª. feira dia de trabalho sem poderem mostrar o seu colorido com os simbolos do C.F. "Os Belenenses" em que foi pago e bem pago a marca, será que continuar a ser o 4º. Grande do futebol português está a incomodar muita gente?
Não vou falar do colorido realizado pelas duas claques do F.C. Porto porque estas estão legais quanto sei, mas vou falar sim do petardo rebentado pelos SD, será que os petardos também já são legais?
E o que se passou em Braga, em que num estádio completamente cheio de lampiões do minho e de lampiões de uma freguesia de Lisboa, em que só uma das claques presentes é que está legal, como foi possivel ver tantas bandeiras, faixas, tochas, tambores, megafones por todo o estádio?
Para todos os amantes deste desporto que dá pelo no9me de futebo faço a seguinte pergunta:
É bonito ir a um estádio e não se ver côr, alegria, festa?
Qualquer dia obrigam-nos a despir as camisolas e cortam-nos as gargantas para não podermos dizer FURIA AZUL!
Espero que a Direcção do Clube não descuide esta situação, porque no caso do Dragão foi contra a marca C.F. "Os Belenenses" e não FURIA AZUL.
Um abraço para todos e contem comigo para o que for necessário fazer.

AS-SUB40 disse...

Parece que cada clube da LIGA SAGRES e da LIGA VITALIS tem um interlocutor junto desta entidade,
porque não pedirem uma reunião com o Provedor do Adepto para exporem os constantes atropelos ao direito de cidadania que a FA tem sido alvo?

Cumprimentos da ALMA SALGUEIRISTA-SUB40