Resistir, ressurgir, jamais quebrar!

O Belenenses é um clube único e não o é apenas porque, sendo o clube da nossa paixão, seria sempre único.

É-o também, objectivamente, porque se distingue dos 3 clubes de toda a propaganda oficial; porque se distingue dos clubes de base municipal ou regional, os clubes da "terra"; porque se distingue dos clubes que não têm propriamente adeptos, pelo menos que os considerem como o seu primeiro clube.

E também se distingue destes outros tipos de clubes, porque ficou para trás, em conquistas, em poder económico, em número de adeptos dos restantes clubes grandes; porque, pelo contrário, está muito acima, em história, em dimensão e identidade, dos clubes aludidos em 2º e 3º lugar. Naturalmente, por isso, o Belenenses está suspenso entre a vontade de recuperar o seu lugar de topo, e a necessidade de fazer frente aos novos-ricos que, tão logo fazem duas ou três épocas, vêm gritar que são o 4º grande e têm no Belenenses o seu foco de inveja.


Enfim, conservando o seu lugar, a sua dignidade, o seu lugar próprio, não tem a propaganda e os apoios nacionais / estatais dos 3 metralhas, nem a propaganda e as mordomias municipais e regionais dos principais clubes de uma cidade / distrito /região.


Ser é do Belenenses é tão difícil como belo. Não é para todos. Para qualquer um é fácil ir na carneirada dos "3". E também é fácil ser do clube da "terra", muitas vezes numa atitude de duplo cachecol.

O Belenenses só pode subsistir mantendo uma grande identidade. O Belenenses só pode subsistir com um toque de mítico e de místico, de lenda e de bravura. O Belenenses só pode subsistir se não se vergar, se tiver orgulho, se tiver um fighting spirit levado ao extremo. O Belenenses só pode subsistir se houver uma forte vontade colectiva de resistir e ressurgir.

De resistir para ressugir!
De ressurgir para continuar a resistir!
De continuar a resistir para mais forte ressurgir!

Ser ultra do Belernenses, acho, é assumir tudo isso. É ter um orgulho que não se verga. É lutar, se preciso for, contra tudo e contra todos. É amar o clube, aconteça o que acontecer, mas querendo sempre vencer! Com fúria azul!

2 comentários:

Nuno Gomes disse...

Este é o espírito ULTRA que devia morar em cada um de nós belenenses. São palavras bonitas, cuidadas, pensadas, que eu sei muito sentidas mas acima de tudo muito vividas em todos os locais pavilhões, estádios, estradas em que o Belenenses esteja.

Obrigado Fúria Azul e a todos os que vão resistindo.

Anónimo disse...

Excelente texto!!Não sei quem o escreveu,mas quem o fez sabe muito bem o que é ser ultra e das dificuldades que o movimento ultra tem hoje em dia, e mais importante ainda é ser deste grande clube que é o nosso BELENENSES!!


Ricardo(Amadora)