SPORTING 0 x BELENENSES 0

Vinte cinco anos, tantos quanto a Fúria Azul acaba de completar, é muito tempo.

É um quarto de século durante o qual passaram pelo grupo milhares de belenenses, teve e tem, naturalmente, os seus altos e baixos, quer por causas próprias da Fúria, quer pelas vicissitudes do clube que apoiamos.

Já houve momentos melhores, mais fortes que este, já houve momentos piores e mais fracos. É claro que nem o Belenenses nem a FA estão propriamente num auge, mas a verdade é que chegámos aqui, coisa que muito poucos podem dizer. A Fúria Azul já correu mundo atrás de um emblema, a cantar e a gritar o nome incomparável "Belém!". Já viu momentos de glória e momentos de "desgaraça" e persistiu e sobreviveu. Por isso, também, é que todos, os que continuam militantes e os que foram adormecendo, devem querer voltar a tempos de crescimento e fortalecimento, ajudando a perseguir o ideal consagrado no lema de uma antiga campanha de sócios:

"Um grande clube
Uma grande claque!"
Vamos lutar por isso?

E, assim, a iniciar um ciclo de mais 25 anos, lá esteve a Fúria Azul a apoiar o Belenenses em Alvalade. Poucos, muitos? Menos do que o desejável, menos do que em outras alturas. Os suficientes, porém, ainda assim, para nos fazermos ouvir. Mesmo com algumas gargantas quebradas e muitos corpos cansados (e até mãos trémulas, lol) da véspera.

Do Restelo, saíram perto de 20 carros que estacionaram perto de Alvalade, fazendo-se então a marcha a pé. Chegámos muito cedo desta vez. Outros belenenses juntaram-se-nos aí. O nosso sector não estava muito composto, em parte porque havia adeptos azuis espalhados por outras zonas do estádio, sendo, portanto, difícil fazer um cálculo.

Para a entrada das equipas, a Fúria apresentou a frase:

"Há 25 anos a correr o mundo
seguindo o Mágico Belém"

A frase estava distribuído por 2 frases, tendo no meio delas, e por cima e por baixo, duas faixas de plástico azul.

No entanto a entrada da frase nas bancadas não foi fácil e esteve em vias de não ser esticada. Sem motivo aparente a frase chegou mesmo a ser censurada e guardada numa sala de material apreendido. Não havendo qualquer explicação plausivel por parte das entidades responsáveis pelo recinto só com muita persistência e esforço a frase entrou a 5 minutos do encontro. Este foi mais um exemplo de repressão em que cada um interpreta e aplica a lei como quer, como lhe apetece e sobretudo como lhe convém .



O apoio, supomos, foi positivo na grande parte do tempo, sendo especialmente bom no começo da 2ª parte, coincidindo com o melhor período do Belenenses, e mais para o fim do jogo, quando era peciso cerrer fileiras.

Quanto ao jogo propriamente dito, acabou por ser tranquilo. Houve poucas ocasiões de lado a lado. As do Sporting foram quase todas por ofertas nossas ou erros do lagarto Carlos Xistra. Quanto ao Belenenses, muito bem na defesa e a começar o ataque, teve pouca acutilância lá mais à frente, apesar dos bons momentos no fim da primeira parte e no começo da segunda.

O empate é positivo mas, com um pouco mais de audácia, poder-se-ia ter acabado com a maldição de Alvalade.



Nas exibições dos Azuis de Belém, destaque para Nelson, Mano, Diakité e Zé Pedro.

No final, a equipa veio agradecer o apoio (o que é sempre de registar e deve ser regra), tendo os nossos cânticos prolongado-se ainda por uns bons minutos.

Se olharmos para o calendário, vemos que a seguir temos dois jogos em casa: com o Nacional, a partida que está em atraso (estamos com um jogo a menos, não esquecer), e com o Olhanense. Em caso de vitória(s), as coisas poderão ficar bem mais risonhas. Que haja empenho de todos em estar bem e ganhar! No nosso caso, isso significa comparecer e apoiar em força!

1 comentário:

Anónimo disse...

FORÇA BELÉM!!!