BELENENSES - AINDA E SEMPRE UMA GRANDE POTÊNCIA DESPORTIVA

Todos sabemos, e não adianta negar, que o Belenenses se afastou dos períodos dourados da sua história gloriosa. Todos sabemos que atravessa graves dificuldades financeiras. Todos sabemos que as últimas épocas no Futebol, que é o cerne do clube, foram miseráveis. Todos sabemos que há sombras e inquietações quanto ao Futuro.

Mas, ainda assim, continua a produzir campeões. E continua a ser, sem discussão, uma das 4 grandes potências desportivas de Portugal - apesar de viver sem subsídios e amparos estatais, regionais ou municipais.

Com a merecidíssima conquista da Taça de Portugal de Futsal na semana passada - que nos encheu de alegria - o Belenenses vê mais uma modalidade (e que é actualmente, e cada vez mais, a 2ª com mais repercussão mediática ) a arrebatar um título nacional de topo. Nos menos de 7 anos de Futsal, na ascensão até à 1ª divisão, já se conquistaram os campeonatos da 2ª e 3ª divisão; mas Campeonatos da 1ª ou Taças, apesar do brilhantismo das três últimas épocas, continuavam a escapar-se-nos, com muito azar e influência externas à mistura.

Depois disto, são 21 (vinte e uma!) as modalidades em que o Belenenses já conquistou as provas nacionais de topo (Campeonatos principais ou Taças de Portugal):

Futebol (4 campeonatos, 3 Taças de Portugal), Andebol (6 Campeonatos, 5 Taças de Portugal, 1 Supertaça, 1 Taça da Liga, 1 Taça Presidente da República) Atletismo (10 Campeonatos), Automobilismo, Basquetebol (2 Campeonatos, 3 Taças de Portugal), Caça Submarina, Corta-Mato, Duatlo, Futsal (1 Taça de Portugal) Ginástica, Ginástica Rítmica, Halterofilia, Hóquei de Sala, Natação, Patinagem Artística, Pentatlo Moderno, Rugby (7 Campeonatos, 6 Taças de Portugal, 3 Supertaças), Ténis, Ténis de Mesa, Triatlo, Xadrez.

Somam-se ainda os muitos e muitos títulos nacionais nos vários escalões jovens destas modalidades, sem já falar nos Campeonatos de Lisboa, face a concorrentes de grande peso.

Para além disto, temos títulos de Lisboa, de escalões jovens, ou de 2ª divisão em outras modalidades, como Aquatlo, Hóquei em Campo, Hóquei em Patins, Pólo Aquático, Voleibol.

Acrescem ainda os campeões mundiais, europeus e medalhados em Jogos Paralímpicos que vestiram a camisola do Belenenses. Temos recordes e recordes, temos factos pioneiros no Desporto Português.

E tanto mais ainda haveria a dizer....

Este ano, o Futsal, depois da Taça, volta a estar na briga pelo Campeonato Nacional e todos acreditamos no seu sucesso. O Andebol, que esteve na final da Supertaça, tem grandes possibilidades de vencer a Taça Presidente da República, bem como de ser vice-campeão em Seniores, e Campeão em Juniores (sub-21). O Rugby está em excelente posição para ser Campeão de sub-21. O Hóquei de Sala Feminino foi Campeão. O Voleibol Feminino foi Campeão da A2.

Estamos em crise, é verdade, mas quem fez melhor do que isto, incluindo os que tolamente dizem ser o 4º grande, que ponha a mão no ar...

ORGULHO DE SER BELÉM!

4 comentários:

Jorge FA disse...

Por estas e por outras é que tenho todo o orgulho de ser Belém até Morrer!

Anónimo disse...

Neste artigo, está a prova de que apesar do BELEM andar adoentado no Futebol e nas finanças, está bem vivo nas modalidades que ultimamente nos têm dado alegrias com a conquista de titulos! Hoje os nossos jovens do Andebol, apesar de serem roubados indecentemente, conseguiram um empate com o ABC! BELEM SEMPRE!Artur Leitão

Anónimo disse...

O Belenenses é muito grande!

Alentejano disse...

Temos tanta materia humana para fazer mais e melhor pelo Belenenses, a merda é que quem nos comanda ao mais alto "nivel" são sempre os mesmos, sempre os mesmos erros, os mesmos vicios as mesmas incapacidades.
Houvesse forma de juntar uma dezena de Certos belenenses e era ver como ganhavamos outro pulso...