25 de ABRIL... DE 1937

O Belenenses defronta e vence o Benfica por 1-0, na inauguração do relvado do nosso Estádio das Salésias.

É o primeiro campo relvado de sempre em Portugal, e será por isso, durante anos, o lar da Selecção Nacional.

Para se ter uma ideia do pioneirismo do Belenenses, bastará dizer que só dessazete anos e meio depois o Benfica terá um relvado.

Mas apesar de ter feito das Salésias o melhor parque desportivo de Portugal e um dos melhores da península, o Belenenses foi corrido das Salésias sem receber um tuste, bem ao contrário de Benfica, Sporting e já nem falamos nos clubezecos (quase todos!) que nunca fizeram nada sem ser à custa do contribuinte.

Esta primeira infâmia teria repetição anos mais tarde, quando o Belenenses perdeu o Estádio feito com o trabalho, o suor e o dinheiro dos seus adeptos, enquanto a CML enchia os bolsos de Benfica e Sporting, e os supostamente prejudicados ante 25 de Abril (o F.C.Porto, repescado então dias vezes para a 1ª divisão) inauguravam o seu estádio...em 28 de Maio (dia em que se celebrava a instauração da ditadura), data em que também foi inaugurado um dos estádios pagos pelos contribuintes ao Braga.

Só por isto, se muito e muito mais não houvesse, antes de falarem no Belenenses deviam lavar uma boca e fazer uma vénia.

3 comentários:

Anónimo disse...

E mai nada!

Anónimo disse...

quem devia levar na boca eram os jogadores. se fosse na alemanha esses barge e camará nem saiam de casa. borravam-se era de medo.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=694528

Anónimo disse...

25 de Abril Sempre! Fascismo nunca mais!!