É para ver e ouvir com o som bem alto. Sem som, perde-se muito.
Época de 1987-88. O Belenenses defronta o Barcelona na Taça UEFA (pela 3ª vez). Na 1ª mão, perdemos 2-0 na Catalunha, com os 2 golos sofridos no desconto, golpes terríveis e cruéis.
Mas a esperança não morreu. Na 2ª mão, o Restelo vestiu-se de gala. Muito bem composto, embora não cheio (estariam umas 30 mil pessoas e a lotação, na altura passava as 40 mil), um ambiente a fervilhar, com o público nas bancadas muito antes de o jogo começar, e com a inauguração da nova iluminação, então uma das 2 melhores de Portugal
O 1º vídeo mostra a entrada das equipas em campo. Que grande ambiente! Um grande clube, que ainda eramos! "Belém, Belém, Belém", incendeia o Restelo, era o clamor do nosso orgulho e da nossa fé! Tanta gente! Tantos aplausos! Tantas expectativas no ar! Tanto calor, tanto entusiasmo! Tantas bandeiras, em todas as bancadas dos sócios (e não só), totalmente cheias, e sobretudo, as maiores, nos sectores mágicos da Fúria Azul, com uma grande presença (vejam as faixas antigas).
O 2º vídeo mostra o nosso golo, aos 5m, por Mapuata, servido pela classe de Mladenov. Foi talvez a maior explosão de alegria que já ouvi no Restelo! Juro, juro mesmo, que senti as bancadas a tremer, com os saltos dos adeptos! Depois, um berro em uníssono, potente, arrebatador, brutal, em todo o estádio: "Belém! Belém! Belém!".
Seguiram-se 20m de autêntico delírio, com as estrelas do Barcelona à nora, e o Belenenses a criar jogadas de golo sucessivas. No último quarto de hora, o golo que empatava a eliminatória esteve eminente... bastava o Zé António ter cabelos naquela bola que lhe rasou a cabeça com a baliza aberta. Faltou um golo: o Belenenses venceu o Barça por 1-0 mas não deu a volta à eliminatória.
Uma noite esquecível: tanta gente, tanto entusiasmo, tanta paixão, que ambiente fantástico! Pensem nisto para o jogo com o Sporting! E já agora para o Andebol europeu.
1 comentário:
lindo!
Enviar um comentário